Negociação de conflitos
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
TÍTULO
Técnicas de Negociação
TEMA:
A negociação e o conflito
OBJETIVO:
Conhecer o conceito de Negociação, as táticas e as estratégias de negociação. Em Gestão de Conflitos, definir o que são Conflitos, a análise de uma situação de conflitos e quais as situações que geram Conflito. Abordar as estratégias fundamentais de Gestão de Conflitos sem esquecer os efeitos positivos e negativos de um Conflito.
JUSTIFICATIVA:
A Negociação ocorre nos mais diversos planos da vida de um indivíduo, a nível pessoal, econômico, social e organizacional. Trata-se do processo através do qual as partes que se encontram em disputa tentam alcançar uma decisão conjunta nos assuntos em questão. A negociação faz parte do nosso dia-a-dia. Apesar das negociações se realizarem diariamente não é fácil fazê-las bem, onde as estratégias conhecidas de negociação podem deixar as pessoas insatisfeitas, exaustas ou indiferentes. Perante este dilema existe duas formas gerais de negociar: ou são flexíveis ou inflexíveis. O negociador flexível tenta evitar o conflito pessoal o que por vezes o pode fazer sentir explorado. O negociador inflexível encara qualquer situação como um confronto de vontades, no qual assume uma posição de querer ganhar, o que pode dar origem a uma resposta igualmente agressiva afetando assim a sua relação com a parte contrária. Resta também referir que a negociação é um processo complexo que ocorrer no quotidiano de todos, consoante as origens culturais em que cada pessoa está inserida.
INTRODUÇÃO:
O conflito está presente em situações onde existe um sistema de recompensas competitivas pois basicamente se verifica que para um indivíduo ganhar e ser premiado o outro não o será. Possivelmente a situação mais geradora de conflitos será a mudança. O ser humanos é um animal de hábitos e nem sempre encara a mudança como algo positivo ou desejável, pois a mudança provoca ansiedade. Ansiedade essa que depois se vai