Negociação e conflito
A Negociação ocorre nos mais diversos planos da vida de um indivíduo, a nível pessoal, econômica, social e organizacional. Trata-se do processo através do qual as partes que e encontram em disputa tentam alcançar uma decisão conjunta nos assuntos em questão. A negociação faz parte do nosso dia-a-dia: O comprador negocia com o vendedor, os trabalhadores e a administração de uma empresa negociam as condições de prestação de serviços, um jovem negocia a sua hora de regresso a casa. a negociação é um processo complexo que ocorrer no quotidiano de todos, consoante as origens culturais em que cada pessoa está inserida. De referi que sem comunicação não há negociação, é um processo de comunicação recíproco com o intuito de alcançar uma decisão comum. Não é fácil comunicar, mesmo entre as pessoas com valores e experiências comuns.
ESTRATÉGIAS E TÁTICAS NEGOCIAIS
As estratégias são as intenções mais gerias das tácticas negociais. As tácticas por sua vez são mais específicas, de mais curto prazo, que ambas as partes executam para evidenciar as estratégias. As principais quatro estratégias são: ● Obter um acordo final próximo do ponto de resistência do oponente. ● Aumentar a amplitude positiva da negociação induzindo o opositor a baixar o seu ponto de resistência. ● Transformar a amplitude negativa em positiva, impedindo o opositor a baixar o seu ponto de resistência. ● Aliciar o oponente, levando-o a acreditar que um determinado resultado é o melhor que ele pode alcançar.
As táticas da negociação podem ser competitivas ou integrativas. Algumas das táticas competitivas da negociação são: ■ Lisonjear o opositor – Quando o oponente é lisonjeado, ele vai ter mais dificuldades em adoptar uma posição agressiva e dizer que não. Tende a não ter efeito quando provinda de um negociador inferior.