Tecnicas de negociação
TÍTULO DO TCD: TCD – Técnicas de Negociação
POLO: Russo Concursos – Florianópolis - SC
ALUNO: Maria Andréia Leite Flores
OBJETIVO: esta atividade tem como objetivo a construção e apresentação do “Trabalho de Conclusão de Disciplina de Técnicas de Negociação”.
JUSTIFICATIVA: Os conflitos existe desde o inicio da humanidade e fazem parte do processo de evolução e são necessários para qualquer desenvolvimento e crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
INTRODUÇÃO:
É possível pensar em inúmeras alternativas para indivíduos e grupos lidarem com os conflitos. Estes podem ser ignorados ou abafados, ou sanados e transformados em um elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização.
Se observarmos a história, até há pouco tempo a ausência de conflitos era encarada como expressão de bom ambiente, boas relações, e no caso das organizações, como sinal de competência.
Alguns profissionais viam o conflito de forma negativa, como resultante da ação e do comportamento de pessoas indesejáveis, associado a agressividade, ao confronto físico e verbal a sentimentos negativos, os quais eram considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas, e consequentemente ao bom funcionamento das organizações.
Hoje vemos que o conflito é positivo, fonte de idéias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, e que se revela positivo, pois permite a expressão e a exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores.
Em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário para não entrar num processo de estagnação. Assim os conflitos, não são necessariamente negativos, a maneira como lidamos com eles é que podem gerar uma reação.
DESENVOLVIMENTO:
Existem diversos interesses e muitas vezes divergentes entre as partes interessadas, a negociação envolve conflito. O conflito, segundo Coughlan ET AL.(202), surge quando o comportamento