Síntese Vigotski
A PROPOSTA DE VYGOTSKY: A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA.
LUCCI, Marcos Antonio.
Analisar os problemas de aplicação prática do homem, atendendo as necessidades após a Revolução Socialista era a meta do Projeto de Psicologia complexo de Vygotsky. Sua produção envolve um esquema teórico, complexo, integrado e aberto, propondo um estudo sócio genético do humano, relacionando condições biológicas, enfatizando o neurológico para evitar simplificações. Nesse aspecto diversas interpretações são geradas por conta da diversidade e complexidade de aspectos, permitindo a modificação dos objetivos por Vygotsky, que lutava contra o tempo por estar em estado terminal. Alguns autores consideraram sua teoria como coerente, já outros autores fizeram críticas, como a que sua obra possuía antagonismos e ainda que ela era apenas delineamento de uma psicologia de inspiração materialista-dialética.
O projeto de Vygotsky nasceu no contexto da Revolução Socialista, em um contexto de grave situação econômica com escassez e doenças, o que culminou na implantação do regime comunista, depois da vitória da revolução a Rússia estava ressurgindo de um estado crítico, o objetivo era construir uma nova sociedade e uma nova ciência, mas o desafio era vencer os limites impostos pelos dirigentes, não havia unicidade na interpretação de materialismo, o que dividia as ideias em duas correntes: uma a mecanicista é a autossuficiente; a outra dialética é exploratória e não determinista.
Quando Stalin subiu ao poder expurgou a esquerda comunista, porém implementou políticas dessa linha e eliminou a facção direitista, impondo o absolutismo, mudando o cenário educacional, com a implantação de projetos e currículos fechados. O decreto “Sobre as Perversões Pedológicas no Sistema de Comissariado do Povo para a Educação’ baniu trabalhos de Vygotsky e de outros pesquisadores, essa foi uma grande interferência política na Psicologia, apenas após a morte de Stalin que esses trabalhos vieram a ser publicados,