TRAB SUCESSOES
Período: 7ºMB
ESTUDO DIRIGIDO
ENGELS, Friedrich. A Origem da família, da propriedade Privada e do Estado: trabalho relacionado com as investigações de L. H. Morgan. 16. ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
A) Segundo o Autor, como uma ordem social das coisas pode mudar de uma geração para outra, transformando um sistema matriarcal em patriarcal?
De acordo com a obra lida, verifica-se que “Bastou decidir simplesmente que, de futuro, os descendentes de um membro masculino permaneceriam na gens, mas os descendentes de um membro feminino sairiam dela, passando à gens de seu pai. Assim, foram abolidos a filiação feminina e o direito hereditário materno, sendo substituídos pela filiação masculina e o direito hereditário paterno.” (página 67). Extrai-se, contudo, que com o passar do tempo, necessário se fez a transformação do sistema matriarcal em patriarcal, haja vista que na medida que iam aumentando as riquezas, o homem possuía uma posição mais importante que a da mulher na família. Por outro lado, nascia nele a ideia de valer-se desta vantagem para modificar, em proveito de seus filhos, a ordem da herança estabelecida, conforme consta à página 59. Assim, o homem passou a ter vontade e ver a necessidade de transferir seus bens aos seus filhos, mudando a ordem sucessória, o que só foi possível após a extinção da filiação materna, transformando o sistema em patriarcal.
B) Qual a justificativa apresentada pelo Autor para o surgimento da família monogâmica?
Extrai-se da obra lida, que a família monogâmica surgiu “[...]da família sindiásmica, no período de transição entre a fase média e a fase superior da barbárie” (página 66). O surgimento da família monogâmica é justificado pela “confusão produzida na mente dos missionários, provenientes do matrimonio por grupos”, ou seja, com a “crescente complicação das proibições do casamento, tornaram-se cada vez mais impossíveis as uniões por grupos, que foram substituídas pela família sindiásmica” (página 48 e