célula
O presente trabalho apresenta os resultados de levantamento sedimentológicos e estratigráficos, análises de fáceis e sistesmas deposicionais realizados na aérea Cinturão Dom Feciliano e Bacia do Camaquã .
Dominaram o cenário geológico na região das minas do Camaquã no decorrer do preenchimento das bacias transcorrentes Bom Jardim, Acampamento Velho e Santa Bárbara.
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais características relacionadas à sucessão estratigráfica aflorante na região das minas do Camaquã, situada na porção sul da sub-bacia Guaritas, bem como o Cinturão Dom Feliciano. Apesar de restrita, a área da Bacia do Camaquã é caracterizada por uma geologia relativamente complexa, na medida em que inclui diversas unidades geradas em contextos tectônicos e paleogeográficos distintos.
1. CINTURÃO DOM FELICIANO
O Cinturão Dom Feliciano corresponde aos terrenos pré-cambriânicos mais orientais do Planalto Sul-Rio-Grandense, que se prolongam ao Uruguai. Trata-se de unidade lito-estrutural de primeira grandeza, que se originou da regeneração Brasiliana atuante na porção sudeste da Plataforma Sul-Americana. Segue abaixo Fig. 1 rochas granitóides do Complexo Dom Feliciano cortadas por diques.
O Cinturão Dom Feliciano está constituído por rochas granito-gnáissicas deformadas, granitoides porfiríticos deformados, granitoides com foliação milonitica e intrusões isótropas de composição monzo a sienogranítica, constituindo múltiplos eventos magmáticos de colocação meso a epizonal, até rochas subvulcânicas do Neoproterozóico, correspondendo a um intervalo de tempo entre 750 a 520 Ma.
Rochas granitóides do Complexo Dom Feliciano cortadas por diques
1.1 Complexo Gnáissico Arroio dos Ratos
Na região de Encruzilhada do Sul - RS, o Complexo