Verbos
Verbo é a palavra que indica fato, ação, estado, processo, ocorrência ou fenômeno da natureza.
Os verbos são divididos em três conjugações:
1a- verbos terminados em AR. Exemplos: cantar,caminhar, etc;
2a- verbos terminados em ER. Ex: comer etc;
3a- verbos terminados em IR. Ex: carpir, etc.
O verbo PÔR e seus derivados (repor, depor, contrapor) pertencem a segunda conjugação (ER) porque originalmente o verbo pôr era poer.
Radical é a parte invariável do verbo, a que contém seu significado. Para se obter o radical basta eliminar suas respectivas terminações. Ex: no verbo cantar, retira-se a terminação ''ar'' e obtem-se o radical ''cant''.
Verbos regulares são aqueles que, aos serem conjugados, não sofrem alterações em seu radical. Ex do verbo andar -radical ''and'' : andei, andassem, andaríamos.independente da conjugação o radical permanece o mesmo, o que muda é a desinência, a terminação.
Verbos irregulares são aqueles que, ao serem conjugados, sofrem alteração, no geral, no radical. Ex. do verbo fazer -radical ''faz'': fiz, fariam, fez. Dependendo da conjugação o radical varia.
Verbo transitivo
É o verbo de sentido incompleto que pede algum objeto, ao qual passa a ação.
Há dois tipos:
1) Transitivo direto - pede objeto direto.
Os meninos da classe compraram pipocas.
2) Transitivo indireto - pede objeto indireto
As meninas gostam de paçoca.
Verbo intransitivo
Não pede complemento. A ação que ele exprime, não passa necessariamente a outro elemento. Exemplo: A criança dorme.
Verbos Auxiliares: Formam locuções verbais- quando uma ação é expressa por mais de um verbo. Os mais usados são ser, estar, ter, haver e ir. Geralmente são acompanhados de formas nominais do verbo principal.
Exemplos: Ela vai falar hoje. Eu estou comendo. Tu tens mentido.
Flexões
Número/Pessoa: Por “pessoa” entende-se pronomes pessoais, que podem ser: primeira (eu,nós), segunda (tu,vós) ou terceira (ele, eles). E “número” quer dizer singular ou plural. Ou