filosofia
História – Licenciatura Plena 1º Semestre
Daniel Henrique Cunha
Fabrício R. S. Custódio
João Luís R. F. Peres
Laion
Samuel F. Macedo
O Aprendizado segundo Vigotski
São José do Rio Pardo - SP
2014
Objetivo
Lev Semenovitch Vigotski é um dos grandes nomes de método de ensino. Seu trabalho vem influenciando gerações de educadores.
O objetivo deste estudo, é aproximar ainda mais os leitores e expectadores da prática gerada pelas experiências e do trabalho em ascenção de um dos maiores contribuidores da educação.
Introdução
Vigotski morreu há mais de 70 anos, porém sua obra ainda esta em pleno processo de descoberta e debate em vários pontos do mundo, incluindo no Brasil. A professora da Universidade de Educação de São Paulo Teresa Rego diz “Ele foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia contemporânea”. Para ele os processos interpessoais eram os mais importantes para o aprendizado, tanto que a corrente originada de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Quando Iniciou sua carreira como psicólogo após a Revolução Russa de 1917, Vigotski já havia contribuído com vários ensaios para crítica literária. Em 1924 proferiu uma palestra intitulada “Consciência como um Objeto da Psicologia do Comportamento”, causando impacto nas teorias behavioristas existentes na época.
Veremos, na pesquisa a seguir, alguns pontos importantes sob a sua perspectiva. O desenvolvimento da criança dentro da aprendizagem, seu relacionamento intelectual e lingüístico com o diálogo e o pensamento, desenvolvimento no agrupamento conceitual das crianças e sua capacidade de impor estruturas, serão alguns dos temas que abordaremos nos próximos capítulos.
Biografia
Filho de uma próspera família judia formou-se em direito pela