Síndromes Cromossômicas
A Síndrome do duplo Y é uma anomalia viável na espécie humana. Estas pessoas são homens, a exceção de serem mais altos, não apresentam um conjunto de características que permite associá-los num único quadro clínico. Isto significa que você pode topar com um portador desta síndrome sem que realmente perceba. Apresentam cariótipo 47, XYY, e em geral, são normais, embora tenha se descrito que alguns homens afetados apresentem um acentuado temperamento comportamental, o que os torna mais agressivos e impulsivos. Antigamente a síndrome era associada a um comportamento anti-social, já que também são relatados alguns problemas comportamentais como distração, hiperatividade e crises de fúria.
- A Super Mulher (Síndrome da Super-muher ou Trissomia do cromossomo X):
A trissomia do cromossomo X, assim como a síndrome do duplo Y, é uma anomalia viável na espécie humana. Pessoas afetadas pela síndrome são do sexo feminino. Nas células 47, XXX os dois cromossomos X são inativos e de replicação tardia(tecnicamente se diz que são heterocromatinizados), comprovado pela presença de dois corpúsculos de Barr. São mulheres em geral férteis, embora apresentem problemas de gravidez devido a produção de gametas anormais com o conjunto haplóide de cromossomos não balanceado. Apresentam puberdade no período apropriado, e podem apresentar alguns problemas de aprendizagem.
- A síndrome de Turner:
Um distúrbio genético de origem ainda desconhecida, sem qualquer afinidade hereditária, é condicionada por uma anomalia numérica relacionada ao cromossomo sexual, caracterizada pela deleção de um cromossomo X. Os organismos portadores são necessariamente do sexo feminino, possuindo, portanto, apenas 45 cromossomos no núcleo de suas células, 23 pares de cromossomos autossômicos e um único X (cariótipo = 45, X). Pode ser identificada desde o nascimento, por meio da manifestação das características fenotípicas, como também