Redes de Transportes e Meios de Comunicação
• INTRODUÇÃO
Transporte é o movimento de pessoas e mercadorias entre locais. O campo de transporte apresenta diversas características em nível de infraestrutura, veículos e operações comerciais. Por infraestrutura entende-se a rede de transporte rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial, tubular, etc. que são usados, assim como os terminais como estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos, terminais de autocarro e todo o tipo de equipamento similar.
Os principais meios de transporte são os seguintes:
• Terrestres (ferroviário rodoviário);
• Aquáticos ou hidroviários (marítimo fluvial e lacustre);
• Aéreo.
• TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Transporte ferroviário é um tipo de deslocamento que ocorre por meio de vias férreas, transportando, dentre outros, pessoas e cargas. O transporte ferroviário tem seu uso difundido em todos os continentes, no entanto, vem perdendo espaço gradativamente. Seu uso é recomendado para transporte de cargas pesadas, como minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas, fertilizantes e etc.
VANTAGENS: Econômico para o transporte de mercadorias pesadas e volumosas a médio e longas distâncias; meio de transporte confortável e seguro, menos poluente e consome menos recursos, reduzindo o impacto ambiental; pequeno consumo de energia por cada unidade transportada; rápido; não tem congestionamentos; elevada capacidade de carga (mercadorias e passageiros); permite viagens rápidas (comboio de alta velocidade).
DESVANTAGENS: Fraca flexibilidade; limitações da rede; itinerários fixos; implicando o transbordo de passageiros e mercadorias; elevados investimentos na construção e manutenção das linhas férreas, ou seja, os países desenvolvidos são os que têm maior densidade de via férrea; elevados investimentos na manutenção e construção dos equipamentos e das infraestruturas necessárias; necessidade da conjunção com outros modos de transporte para alcançar o destino final da carga; custos e riscos de manuseio nos