camada OSI e TCP/IP
Quando as redes de computadores surgiram, as soluções eram, na maioria das vezes, proprietárias, isto é, uma determinada tecnologia só era suportada por seu fabricante. Não só havia a possibilidade de se misturar soluções de fabricantes diferentes. Dessa forma, um mesmo fabricante era responsável por construir praticamente tudo na rede.
Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (international Standards Organization) desenvolveu de referencia chamado OSI (Open Systems Interconnection), para que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir desse modelo.
O modelo OSI é um modelo de sete camadas. Na transmissão de um dado, cada camada pega informações passada pela camada superior, acrescenta informacões pelas quais ela seja responsável e passa os dados para camada imediatamente inferior. Esse processo é conhecido como encapsulamento. Na camada quatro, Transporte, o dado enviado pelo aplicativo é dividido em pacotes, na camada 2, link de Dados, o pacote é dividido em vários quadros. Na recepção de um dado, o processo é o inverso.
Modelo OSI de protocolos
Um usuário que pede para seu programa de um e-mail baixar seus e-mails, na verdade está fazendo com que o seu programa de e-mail inicie uma transmissão de dados com a camada 7 aplicação do protocolo usado, pedindo para baixar os e-mails do servidor de e-mails. Essa camada processa esse pedido acrescenta informações de sua competência, e passa os dados para a camada imediatamente inferior, a camada 6 (apresentação). Esse processo continua ate a camada 1 (física) enviar os quadros de dados para o cabeamento da rede, quando, então, atingira o dispositivo receptor, que fara o processo inverso até a sua aplicação no nosso exemplo, um programa servidor de e-mails.
A comunicação estudada é a comunicação real, ou seja, como funciona a transmissão de um dado através de uma rede. Na prática acabamos simplificando e falando que uma determinada camada do transmissor