tcp ip
Junho 2014
O que significa TCP/IP?
O TCP/IP é uma sequência de protocolos. A sigla TCP/IP significa “Transmission Control
Protocol/Internet Protocol” e pronuncia-se “T-C-P-I-P”. Provém dos nomes dos dois protocolos essenciais da sequência de protocolos, os protocolos TCP e IP).
O TCP/IP representa, de certa maneira, o conjunto das regras de comunicação na Internet e baseia-se na noção de endereçamento IP, isto é, o facto de fornecer um endereço IP a cada máquina da rede a fim de poder encaminhar pacotes de dados. Já que a sequência de protocolos TCP/IP foi criada no início com um objectivo militar, foi concebida para responder a diversos critérios, entre os quais :
O fraccionamento das mensagens em pacotes;
A utilização de um sistema de endereços;
O encaminhamento dos dados na rede (routage);
O controlo dos erros de transmissão de dados.
O conhecimento do conjunto dos protocolos TCP/IP não é essencial para um simples utilizador, assim como o telespectador não precisa de conhecer o funcionamento da sua televisão, nem as redes audiovisuais. Contudo, o seu conhecimento é necessário para as pessoas que desejam administrar ou manter uma rede TCP/IP.
Diferença entre standard e aplicação
O TCP/IP agrupa globalmente duas noções:
A noção de standard : o TCP/IP representa a forma como as comunicações se efectuam numa rede.
A noção de aplicação : a denominação TCP/IP é frequentemente aplicada também aos softwares baseados no protocolo TCP/IP. O TCP/IP é, com efeito, um modelo no qual os criadores de aplicações rede se apoiam. As aplicações são assim aplicações do protocolo
TCP/IP.
O TCP/IP é um modelo em camadas
Para poder aplicar o modelo TCP/IP a qualquer máquina, isto é, independentemente do sistema de exploração, o sistema de protocolos TCP/IP foi decomposto em vários módulos que efectuam cada um uma tarefa precisa. Além disso, estes módulos efectuam estas tarefas uns após os outros numa ordem precisa, temos então um sistema estratificado, é a razão pela qual