atletismo
Boa parte das regras necessárias à realização de uma competição são determinadas pela
IAAF (Federação Internacional de Atletismo Amador). Porém, fica a cargo do organizador definir critérios como: número mínimo de equipes inscritas para que uma prova se realize; número de atletas da mesma equipe por prova; número de provas que cada atleta pode realizar; pontuação; índice técnico; altura mínima para início das provas de salto em altura e salto com vara; prazo de inscrição, critérios de classificação em provas com mais de uma série, etc.
Ao organizar uma competição de atletismo deve-se atentar para a construção do regulamento. De acordo com o objetivo da competição a cada equipe pode ser permitido dois ou mais atletas inscritos em cada prova. Também pode variar o número de provas que cada atleta pode competir. Desse modo, o regulamento é peça importante para o bom andamento da competição.
Um bom regulamento pode evitar gastos excessivos com arbitragem e equipamentos.
Outro documento necessário e importante para a realização da competição é o programa horário das provas. Provas de corrida de resistência devem ocorrer pela manhã ou no final da tarde, evitando sol forte. Geralmente as provas de 100m rasos abrem a competição e um dos revezamentos encerra a mesma.
É possível também que, com crianças até 12 anos sejam realizados festivais com poucas provas. Assim como podem ser alteradas distâncias das corridas ou variações nas provas, como por exemplo: estafetas no lugar de revezamentos e lançamento de pelota no lugar do lançamento de dardo.
6.1 Regras básicas
a) Corridas:
Nas corridas com raia marcada não é permitido mudança de raia. Quando ocorre de um atleta sair antes do tiro de largada, diz-se que o atleta queimou a largada. Numa segunda largada o atleta que queimar a largada é desclassificado.
Nas corridas sem raia marcada o atleta pode assim que permitido e sem atrapalhar os demais colocar-se na