Gerência de hospedagem
CAMPUS CIDADE ALTA
CURSO TÉCNICO DE GUIA DE TURISMO
DISCIPLINA: HOSPITALIDADE E MEIOS DE HOSPEDAGEM
GERÊNCIA
DE HOSPEDAGEM
MARÇO 2013
NOÇÕES GERAIS DE HOTELARIA
As empresas de turismo diferenciam-se entre si pelo tipo de serviços que prestam: hospedagem, serviço de guias, eventos, transporte, agência de viagens.
Meios de hospedagem são empresas de prestação de serviço e diferencia-se completamente de outras empresas do tipo industrial ou comercial. O produto hoteleiro não pode ser tocado. O aposento, por exemplo, que não for vendido em um determinado dia, jamais poderá ser recuperado. O produto hoteleiro não vai até o cliente, mas este que vai até o produto para consumi-lo ali mesmo “in loco”. O produto hoteleiro é estático.
Esse cliente que, por necessidade ou por lazer, se desloca de sua cidade natal, certamente cria determinadas expectativas sobre o local onde irá se hospedar, de acordo com as informações que recebeu, quer seja de seu agente de viagens, de sua empresa, ou através do anúncio que ele viu na revista.
Por esse motivo, que um meio de hospedagem jamais poderá pensar apenas em oferecer ao hóspede um simples apartamento. Na hotelaria vendem-se: apartamentos, refeições e serviços, mas, sobretudo vendem-se “sonhos”.
BASES DA HOTELARIA
Existe uma organização específica para cada tipo de empresa. Cada uma tem sua base sobre a qual edifica sua organização.
A empresa hoteleira está alicerçada em três pilares: ALOJAMENTO (HOSPEDAGEM), ALIMENTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO.
GERÊNCIA DE HOSPEDAGEM
O grau de importância que a Gerência de Hospedagem possui, torna-se muito fácil de ser medido quando afirmamos que a base da hotelaria é exatamente a área de hospedagem, onde devemos encontrar profissionais capacitados a não somente efetuar check-in, check-out e informações aos hóspedes