Química
Em geral, os objetos dilatam-se ao receber energia, na forma de calor, e contraem-se ao cedê-la. Devido a isso:
- os trilhos da estrada de ferro são fixados deixando-se um espaço entre eles;
- em prédios, casas e mesmo pisos, estruturas que envolvem concreto (contém cimento e ferro) os blocos são separados por espaços ou por material deformável
- estruturas de pontes também é previsto separação por espaços vazios ou por material deformável portanto, nos casos que envolvem materiais passíveis de dilatação com a variação de temperatura (calor) é necessário prever “espaços” para “abrigar” a extensão da dilatação (relativa aos materiais que compõem a estrutura), sem a perda da característica ou função da estrutura (trilhos; pontes; paredes com estruturas metálicas e/ou concreto; pisos; etc...)
Exemplos (pode servir na aula como contextualização): quando você coloca água quente num copo de vidro comum, ele pode trincar ou até quebrar. Por que? Porque a parte que recebe primeiro o calor da água quente dilata-se antes das outras do vidro que compõem o copo. Sem saber o porquê disso, algumas pessoas colocam uma colher de metal no copo, derramam a água quente sôbre a colher e conseguem diminuir o impacto do aquecimento numa determinada região do copo. O metal tem condutividade térmica maior que o vidro e, além disso, parte da colher está para fora do líquido quente, portanto, propiciando uma maior dissipação de calor. O conceito de condutividade foi dado no Módulo I ( um dos experimentos foi : diferentes materiais com uma bolinha presa com cola sensível ao calor e parte das hastes imersas em água sob aquecimento).
2- a dilatação de um material depende das substâncias que o compõem. A diferença de dilatação entre as substâncias possibilita:
- tipos de vidro serem submetidos a temperaturas altas, p.ex. o forno numa residência . Vidro Pirex
- desatarraxar a tampa metálica de um pote de vidro (ex. alimento