Consciência moral e Aresponsbilidade
561 palavras
3 páginas
IntroduçãoAngola é um país da costa ocidental da África, cujo território principal é limitado a norte pela República Democrática do Congo, e a leste pela Zâmbia. Angola é o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamantes da África Subsariana.
As minas de diamante estão localizadas perto de Dundo, no distrito de Lunda. Importantes jazidas de petróleo foram descobertas em 1966, ao largo de Cabinda, e mais tarde ao largo da costa até Luanda, tornando Angola num dos importantes países produtores de petróleo, com um desenvolvimento económico possibilitado e dominado por esta actividade.
Angola e o quarto maior produtor de diamante a nível mundial. Este mineral contribui significativamente para a economia do nosso país.
A formação de diamantes começou a milhões de anos nas profundeza da terra, a realçar que o primeiro diamante foi descoberto na Índia no ano de 1800.
A palavra diamante vem do grego “Adamos” que significa indomável ou transparente. E conhecido por ser a mais preciosa, dura e resistente do mundo daí que é muito cobiçada.
Exploração de diamante
A sua exploração acontece em grande escala nas províncias da Lunda norte e Sul.
A exploração de diamante em Angola conta com as seguintes cronologia:
- Descoberta da mina de Catoco em 1965 onde se fez trabalho de prospecção até 200m
- Em 1961 foi criada a primeira empresa nacional de diamantes em Angola ENDIAMA
- Em 1993 constituição da sociedade mineira de Catoca.
- Em 1996 e 1997 deu-se início da exploração Kimberlite
- Em 2005 foi criada a primeira fábrica de lapidação
As sociedade mineira de Catoca é uma empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes a nível externo e responsável por valorizar o brilho do povo angolano.
Os tipos de diamantes explorado em Angola
Angola possui três tipos de diamantes que são:
Diamante Jóia
Diamante semi-jóia
Diamante industrial
O diamante custa