Sustentabilidade corporativa
O conceito de empresa sustentável está relacionado à noção mais geral do desenvolvimento sustentável, formas de progresso que atendem ás necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas necessidades, uma abordagem que postula uma perspectiva holística, equilibrada e integrada sobre o desenvolvimento sustentável vai além das questões ambientais: requer a integração de todos os três pilares de desenvolvimento- o econômico, o social e o ambiental.
Sendo assim as empresas são entidades econômicas que buscam o lucro por meio da justa concorrência, mas também devem ser socialmente úteis. As empresas contribuem para o desenvolvimento social pois fornecem bens e serviços criados de acordo com práticas éticas.
De acordo com Keindanter (2006), com a consciência renovada dos fortes vínculos entre o desenvolvimento social e corporativo, espera-se que as empresas criem uma sociedade sustentável por meio de atividades de negócios que reflitam de forma abrangente os aspectos econômicos, ambientais e sociais.
A Sustentabilidade Corporativa baseia-se em um novo modelo de gestão de negócios, onde a atuação nas dimensões social e ambiental, aliada a boas práticas de governança, interfere positivamente na dimensão econômica, agregando valor à companhia.
É uma visão de negócios de longo prazo que incorpora as dimensões social e ambiental à estratégia de negócios da companhia - triple bottom line (ou tripé resultado econômico-financeiro X resultado social X resultado ambiental).
A motivação para a sustentabilidade está ligada a exigências de stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas, financiadores, etc) e ao mapeamento de riscos e oportunidades, mas também aos direcionadores internos de valor da empresa e ao papel exercido pela liderança da empresa no tema.
A mudança cultural necessária consiste em entender e mensurar os efeitos positivos para o negócio da aplicação do conceito do triple bottom