Sustentabilidade corporativa
(Ambiental, econômica e social)
Nunca vi uma empresa ser aberta com data de validade: "vamos começar hoje e fechar as portas tal dia". Na realidade, o que toda empresa deseja é ser eterna. E nesse aspecto, prolongar ou renovar o seu ciclo de vida torna-se essencial. Reinventar-se a cada instante para crescer e prosperar.
O desenvolvimento sustentável corporativo é o tema no momento do mundo empresarial. Uma oportunidade para as empresas inovarem, agregarem valor e diferencial em seus produtos, procedimentos e serviços, tornando-se mais competitivas. Atualmente, o grande desafio é formar empresas sustentáveis.
O termo sustentabilidade originou-se durante a década de 1980, com a crescente conscientização dos países em descobrir formas de promover o crescimento de suas empresas sem destruir o meio ambiente, nem sacrificar o bem-estar das futuras gerações. Desde então, o termo se transformou em cenário para causas sociais e ambientais, principalmente no mundo dos negócios, onde prevalece a idéia de que “empresa sustentável é aquela que gera lucro para os acionistas, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas com que mantém interações.” Por tanto, a empresa precisa ter um relacionamento equilibrado com todos os agentes envolvidos (acionistas, clientes, funcionários, fornecedores, sociedade etc.). Esse equilíbrio deve ser obtido através de três aspectos importantes: econômico, ambiental e social.
A partir deste princípio, Sustentabilidade Corporativa passou a ser mais do que um simples conceito. Na realidade passou a ser um fator determinante para o sucesso das empresas.
Considerando a grave ameaça a existência humana e planetária devido à devastação e o desequilíbrio ecológico, as crises financeiras e as enormes desigualdades sociais, a sustentabilidade é a única garantia de que ou nos salvaremos juntos ou nos perderemos todos.
Por isso, embora a passos lentos, a cultura da