Química orgânica rela 4
PROFESSOR: FARUK NOME
ALUNOS: Julio Anchieto, Gustavo Trentini e Hyann Waldschmidt
EXP. 09 – EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA
INTRODUÇÃO
A cafeína é um composto químico conhecido também como 1,3,7-trimetilxantina classificado como alcaloide, pertencente ao grupo das xantinas. É encontrada em certas plantas e usada para o consumo em bebidas como chá e café e de refrigerantes como Coca-Cola e Pepsi-Cola. É também um dos princípios ativos de bebidas ditas “energéticas”. O composto apresenta-se sob a forma de um pó branco e atua sobre o sistema nervoso central.
OBJETIVOS
A presente experiência tem como objetivo a extração da cafeína a partir do chá/café. O procedimento é realizado com água quente, contendo carbonato de cálcio e após a obtenção da cafeína impura é realizada a recristalização buscando-se assim aumentar o grau de pureza.
OBSERVAÇÕES E DETALHES EXPERIMENTAIS Em um erlenmeyer de 250 ml, preparou-se uma mistura contendo 150 mL de água destilada, 15 g de café e 7,0 g de carbonato de cálcio (CaCO3). A mistura seria aquecida até que se notasse a fervura, porém quando chegou a uma temperatura próxima à de ebulição, mesmo agitando com o bastão de vidro, ocorreu um superaquecimento, ou seja, a emulsão aqueceu muito em pouco tempo e começou a subir, tendo eventualmente transbordado. Porém, apesar desse fato, conseguiu-se continuar o experimento, já que boa parte da mistura permaneceu no erlenmeyer. A mistura quente foi filtrada a vácuo com um funil de Buchner e o filtrado foi resfriado à uma temperatura de 10 a 15 ºC. A parte sólida resultante foi descartada. O filtrado foi transferido para um funil de separação. Adicionou-se 20 mL de clorofórmio. Foi feita uma agitação suave de modo que não fosse formada emulsão. Como o clorofórmio possui maior peso especifico que a água, ele ficou localizado sob a fase aquosa , junto com a cafeína e impurezas que extraiu. Então realizou-se a remoção da fase orgânica