Sushi
Ora bem, como todos sabem, o sushi é um prato típico da cozinha japonesa, mundialmente conhecido e que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.
A sua história tem já cerca de dois séculos, embora o sushi como é actualmente conhecido seja um pouco mais recente, visto que inicialmente este era apenas vendido em barracas, como comida de rua, tratando-se, à época, de uma forma primitiva de fast-food, estatuto muito diferente daquele que hoje em dia apresenta.
Na sua forma tradicional, o sushi é essencialmente peixe fermentado e arroz, ambos conservados com sal, num processo que provém do sudoeste asiático. A sua origem assenta precisamente na antiga técnica de conservação do peixe em arroz avinagrado, que explica também a proveniência do termo sushi (forma gramatical arcaica que significa "é azedo”, um reflexo das suas raízes históricas de alimento fermentado).
É feito a partir de arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, ao qual são combinados certos tipo de peixe cru ou frutos do mar, vegetais, frutas e até mesmo ovo. Segundo a tradição japonesa, deve ser acompanhado de wasabi e molho de soja.
Curiosamente, a versão contemporânea do sushi japonês preserva poucas semelhanças com o tradicional prato de arroz lactofermentado: por exemplo, originalmente, quando o peixe fermentado era tirado do arroz, apenas este era consumido e o arroz fermentado era descartado, o que já não acontece hoje em dia.
Tipos de sushi
Tradicionalmente, todo sushi é servido no estilo minimalista e geométrico japonês, mas podem ser destacados diferentes tipos. O ingrediente comum a todos é o arroz de sushi. A variedade existente resulta, então, da escolha dos recheios, coberturas ou outros condimentos, e da forma como estes são montados (os mesmos ingredientes podem ser montados de formas diferentes, resultando na obtenção de efeitos totalmente diferentes). Assim, independentemente dos tipos de recheio e cobertura, podemos destacar os seguintes tipos