Processos industriais
1) Movimentos ativos são aqueles que promovem remoção de material ao ocorrerem. São eles:
• Movimento de corte: provoca a remoção do cavaco durante uma única rotação ou um curso da ferramenta.
• Movimento de avanço: pode ser continuo, como no caso do torneamento e da furação intermitente, como no caso do aplainamento.
• Movimento efetivo de corte: quando movimento de avanço é continuo, o efetivo é o resultante da composição dos movimentos de corte e de avanço, quando é intermitente o movimento efetivo é o próprio movimento de corte.
Movimentos passivos são aqueles que apesar de fundamentais para a realização do processo de usinagem, não promovem remoção de material ao ocorrerem. São eles:
• Movimento de ajuste: nos processos de sangramento, furação e brochamento, este movimento não ocorre, pois a espessura de material a ser removida esta definida pela geometria da ferramenta.
• Movimento de correção: movimento entre a ferramenta e a peça empregando para compensar as alterações de posicionamento.
• Movimento de aproximação: é o movimento entre a ferramenta e a peça com o qual a ferramenta antes do inicio da usinagem é aproximada da peça.
• Movimento de recuo: movimento entre a ferramenta e a peça com o qual a ferramenta, após a usinagem, é afastada da peça.
2)
3) A velocidade de avanço para operações do tipo aplainamento é dada diretamente em quantidade de deslocamento por curso. Em operações do tipo torneamento, é o produto do avanço, pela rotação da ferramenta. Esta é dada por:
.f
4) Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote placa de 3 ou 6 castanhas ou fixada entre os contrapontos de centragem enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material de acordo com as condições técnicas