SURDEZ
Na instituição especial visitada, o bilinguismo é praticado desde os primeiros dias em que a criança chega à sala de aula. Conforme a direção da escola (2009), o ensino de LIBRAS e da língua portuguesa escrita, sendo a associação das duas línguas que define o bilinguismo, é iniciado através da observação, da experiência. O professor leva os alunos para o pátio para que observem os objetos que fazem parte da escola, da paisagem, etc. Com a observação, o professor ensina aos alunos o nome desses objetos em LIBRAS, estimulando o aluno a descrevê-los, também por meio da língua de sinais. Dessa forma, o aluno aprende a LIBRAS como sendo sua primeira língua ou língua materna.
O ensino da língua portuguesa escrita é realizado da mesma forma, porém com a explicação em LIBRAS. Ou seja, o aluno, após aprender a se expressar através da língua de sinais, aprende a se expressar por meio da escrita, tendo a língua de sinais como sua primeira língua e a escrita como sua segunda língua. Esse aluno deve saber associar a imagem à palavra escrita e expressá-la em LIBRAS.
Ao longo da vida escolar do aluno, o bilinguismo é mantido. Os professores escrevem os conteúdos em português, sendo a avaliação também escrita. Entretanto, a explicação dos conteúdos é e