Copa
Repensar nossa prática pedagógica, é sem dúvida, compreender que a aprendizagem depende do saber e intervenção pedagógica do professor.
A prática educativa considera que o ponto de partida para a aprendizagem , é considerar as vivencias das crianças nos diferentes lugares, valorizando a diversidade de ideias e a sistematização de seus próprios conceitos, só assim teremos uma prática construída de momentos pelo qual se busca fazer algo, dentro de uma prática pedagógica com ações articuladas.
Nesse sentido, é fundamental o saber pedagógico na prática educativa, para assim aperfeiçoar com ênfase o conjunto de propostas para o bom andamento do ensino aprendizagem, baseado numa perspectiva mediadora, que sistematiza e desenvolve propostas centradas na organização e sistematização dos conteúdos por meio de planejamentos e grupos de estudo.
As entidades educacionais hoje, tem uma real preocupação com o rendimento escolar de seus educandos, bem como, dos educadores, nesse transcurso de mudanças e desafios, sentindo a cada dia mais, a importância de discutir e aprofundar aspectos relativos no processo de formação continuada e as questões hoje presentes na construção social do conhecimento com suas implicações em novos enfoques da pesquisa.
A escola hoje faz parte das transformações que refletem na sociedade, e esta, por sua vez, exige hoje, diferentes formas de ensinar, privilegiando o aluno num todo, por meio de métodos que favorecendo diferentes metodologias de ensino aprendizagem, contemplando as diversas disciplinas onde professor e aluno se entendam como ser histórico.
Convém mencionar que a concepção sócio –interacionista, por fundamentar-se nos pressupostos do materialismo histórico e dialético, aborda o processo de aprendizagem entendido como apropriação e reelaboração do conhecimento historicamente construído.
Professores e alunos devem apropriar-se daquilo que é patrimônio coletivo da humanidade e a