Stronger pastelaria
Economia aplicada - Luiz Gustavo Baptista
Lucas Julião de Seixas - GE51 Salvador
1. O principal fator que determinou a mudança do perfil de negócio do Sr. Stronger foi a mudança do público que freqüentava os concorrentes no entorno. A percepção desta mudança fez com que o Sr. Stronger modificasse o produto oferecido para atender a nova demanda.
2. O pastel e o caldo de cana são produtos complementares. Já o sanduíche é um produto substituto ao pastel.
3. Com a destinação da cana para fazer álcool, o preço do caldo de cana tende a subir, diminuindo a demanda e levando a procura do pastel também diminuir já que a dobradinha pastel e caldo de cana tem aspectos de produtos complementares.
4. Com a redução de preços a atracão pelo sanduíche aumenta, levando a possibilidade dos consumidores substituírem o pastel pelo sanduíche, diminuindo a demanda e o faturamento da Stronger.
5. A demanda da rede de fast-foods tem uma demanda inelástica, já que o aumento não acontece na mesma proporção.
6. É importante verificar o Break Even Point. Onde: Custo de oportunidade - 5000,00 Custos fixos - 12000,00 Custos variáveis - 2,50 Preço de venda - 4,00. Assim verificando teríamos: Qe = (Cf + Co)/(P - Cv) Qe=(12000+5000)/(4-2,5) Qe=11334 combos por mês ou 378 combos por dia.
7. A estratégia dominante da Stronger deve ser a diminuição dos preços para tentar reduzir o risco.
8. A principio não, afinal de contas a mola propulsora do município que eram os royalties foi retirada, levando com que a renda e a economia do município se retraia.
9. Quanto menor for o custo para captar recursos mais fácil é para pagar os juros cobrados, além de dar maior margem para diminuir os preços se necessário.
10. Os efeitos seriam benéficos pois com uma desvalorização do real a atractividade para que o turista de fora venha é maior. Como a produção do petróleo é comercializada em moeda estrangeira o produto vendido teria um maior ganho, levando em