Caso Pastelaria Stronger
2.5. Caso da Stronger Pastelaria
1. Dentre os fatores que determinam a demanda de um produto, qual deles influenciou a mudança do perfil do Sr. Stronger?
Resposta: Sr. Stronger notou que os clientes jovens (crianças, casais a adolescentes) frequentavam a concorrencia e consumiam de fast-food (sanduíches/refrigerantes) . Sendo um bem substituto, afetaria a demanda por pastel e caldo-de-cana.
QD = f (Pr, Os, Pc, Y)
2. Com relação á classificação dos diversos tipos de bens, como pode-se considerar o pastel e o caldo-de-cana comercializado pela Pastelaria Stronger? E em relação aos pastéis, como podem ser classificados os sanduíches oferecidos pela concorrência?
Resposta: Pastel e caldo-de-cana são bens complementares. Os sanduíches são bens substitutos.
3. Quanto a demanda de pastéis, o que poderá ocorrer se realmente se confirmarem os rumores de que os produtores de cana-de-açucar estão destinando sua produção para as usinas de álcool?
Resposta: Sendo bens complementares, o direcionamento da cana-de-açúcar para outro fim, resultaria na redução/falta do produto. Por consequencia aumentaria o preço, e reduziria a demanda por pastéis.
4. Porque a estratégia de redução de preços da concorrência pode afetar os negócios da pastelaria?
Resposta: Com a redução dos preços da concorrência, os clientes consumirão mais sanduíches/refrigerantes (substitutos), “induzindo” a redução dos preços da pastelaria para não perder mercado.
5. Em relação a elasticidade de demanda, como pode ser classificada a demanda dos produtos da nova loja de fast-food inaugurada em frente a pastelaria?
Resposta: Demanda inelástica, pois mesmo a concorrencia reduzindo os preços não obtém resultado satisfatório.
6. Preocupado com a rentabilidade de um novo investimento, qual deveria ser a quantidade produzida e comercializada pela nova pastelaria, tendo em relação os custos desse novo empreendimento?
Resposta: Para obter o equilíbrio quantidade