Estudo de caso – stronger pastelaria
TURMA GERIO1225
Rio de Janeiro, 19 de Dezembro de 2012.
CURSO: ECONOMIA PARA EXECUTIVOS PROFESSOR: Luiz Gustavo Baptista ESTUDO DE CASO – STRONGER PASTELARIA POR: MARCONDES GOMES Questões para o estudo de caso:
1) Dentre os fatores que determinam a demanda de um produto, qual deles influenciou a mudança do perfil do comércio do Sr. Stronger? Além do aumento da economia com a maior distribuição de renda entre a população local, esta impulsionada pelos royalties pagos pela exportação de petróleo, houve também uma mudança no perfil dos frequentadores da região, estes formados por uma população mais jovem, composta por casais acompanhados de seus filhos ainda crianças ou entrando na adolescência, estes com características e interesses (gostos) específicos. 2) Com relação à classificação dos diversos tipos de bens, como pode-se considerar o pastel e o caldo-de-cana comercializado pela Pastelaria Stronger? E em relação aos pastéis, como podem ser classificados os sanduíches oferecidos pela concorrência? Os produtos pastel e caldo-de-cana, se analisados separadamente, podemos classificar como bens substitutos, pois estes podem ser combinados e consumidos com outros produtos. No caso da Pastelaria Stronger, ambos são classificados como bens complementares, pois a dobradinha pastel + caldo-de-cana representa o carro chefe da Stronger, com vendas aproximadas de 2.000 unidades de pastéis acompanhados de 800 litros de caldo-de-cana por dia. Em relação aos pastéis da Stronger, os sanduíches da concorrência podem ser classificados como substitutos, o que requer atenção devido a forte ação de baixa de preço da concorrência. 3) Quanto a demanda de pastéis, o que poderá ocorrer se realmente se confirmarem os rumores de que os produtores de cana-de-açúcar estão destinando sua produção para as usinas de álcool?
Poderá ocorrer uma redução na demanda de pastéis, já que o combinado pastel + caldo-de-cana é o carro chefe da pastelaria, sendo