Economia aplicada
ECONOMIA APLICADA
RICARDO JUNIOR
SANTOS
JULHO/2011
Trabalho apresentado ao Professor Luiz Gustavo Baptista, da disciplina Fundamentos de Economia Aplicada da turma 29 do curso de MBA em Gestão Empresarial.
Santos, 29/07/2011
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar e responder as questões das páginas 11, 12,13 e 14 da apostila da Matéria Economia Aplicada, referente ao caso da Pastelaria do Sr. Stronger e questões para revisão.
QUESTÕES PARA O ESTUDO DE CASO: SR. STRONGER – PÁGINA 11
1 – Dentre os fatores que determinam a demanda de um produto, qual deles influenciou a mudança do perfil do comércio do Sr. Stronger?
Resposta: Dentre os fatores que determinaram a demanda de um produto e que influenciou a mudança do perfil do comércio do Sr. Stronger, podemos considerar o gosto pela dobradinha Pastel e caldo de cana, como também a população mais jovem, composta por casais acompanhados de seus filhos ainda crianças ou entrando na adolescência.
2 – Com relação à classificação dos diversos tipos de bens, como pode-se considerar o pastel e o caldo –de -cana comercializado pela Pastelaria Stronger? E em relação aos pasteis, como podem ser classificados os sanduíches oferecidos pela concorrência.
Resposta: Podemos classificar e considerar o Pastel + caldo-de-cana como bens complementares e pastel X sanduíches são bens substitutos.
3 - Quanto a demanda de pasteis, o que poderá ocorrer se realmente se confirmarem os rumores de que os produtores de cana – de - açúcar estão destinando sua produção para as usinas de álcool?
Resposta: Se confirmado a destinação da produção de cana – de – açúcar para as usinas a demanda de pasteis poderá cair, em resumo: Oferta oara o caldo desce, preço do caldo sobe e preço do combo sobe.
4 - Porque a estratégia de redução de preços da concorrência pode afetar os negócios da pastelaria?