Economia aplicada
TEORIA ECONÔMICA
O objeto do estudo da Ciência Econômica é o de analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida. Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos na produção de bens e serviços, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
1
METODOLOGIA ECONÔMICA Teoria Econômica:
Estudo das principais relações econômicas entre fatos importantes que ocorrem na atividade econômica. - Modelos Geométricos (Gráficos); - Modelos Algébricos (Funções); - Dados Econômicos (Qualitativos x Quantitativos).
ECONOMIA APLICADA
MICROECONOMIA
Ocupa-se da analise do comportamento das unidades econômicas, como famílias, ou consumidores, e as empresas. A perspectiva microeconômica considera a atuação das diferentes unidades econômicas como se fossem unidades individuais.
MACROECONOMIA
Ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis, como produto total de uma economia, o emprego, o investimento, o consumo, o nível geral de preços, etc. Ela estuda o funcionamento da economia em seu conjunto.
2
ECONOMIA APLICADA
• Microeconomia analisa a formação de preços no mercado, ou seja, a interação entre empresa e consumidor para determinar o preço e os fatores de produção no mercado específico. - Oferta e demanda; - Formação do preço. • Economia de empresas: visão contábil-financeira, baseada no custo de produção. • Microeconomia: visão de mercado.
MICROECONOMIA
Análise econômica - Pressupostos básicos: • Hipótese coeteris paribus (“tudo o mais permanece constante”), o foco de estudo é apenas o mercado específico, selecionando apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos. • Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos do que os preços absolutos (isolados) das mercadorias. • Ex: Preço da carne de frango e de porco. • Objetivos da empresa: