Economia aplicada
Silviomar luís Savi
1 - O que déficit orçamentário (déficit fiscal) do governo e como ele podeafetar a taxa de juros real e o crescimento de um país?
T – (G* -J) <0. Ë quando o governo arrecada menos do que gasta, menos os juros. A taxa de juros pode ser afetada ( aumentar) desde que a relação divida/PIB seja afetada ou seja a divida cresce mais que o PIB. Os investidores percebendo um aumento nos riscos dos títulos públicos exigem juros maiores e prazos menores,isso impossibilita o crescimento devido a juros altos e prazos curtos.
2 – Em fevereiro de 2003,o então ministro Palocci aumentou a meta do superávit primário para 4,25% do PIB. Na entrevista que iniciou esse aumento, o ministro enfatizoua necessidade de o Brasil adquirir credibilidade.Explique o que é superávit primário e porque esse aumento reforçou a credibilidade do país?
Em um orçamento público, o superávit significa uma receita maior que à despesa em virtude de um aumento de arrecadação ou arrefecimento de gastos. Já quanto nos relacionamento a balança comercial, significa que o valor das exportações é superior aodas importações. E dá mais credibilidade ao país porque esse dado é um dos principais termômetros observado pelos investidores estrangeiros para medir a capacidade de um país pagar os credores em dia. O governo aperta o cinto para que sobre mais dinheiro para quitar os débitos com mercado ou aumenta suas receitas com aumento de tributos.
3 – O que é uma política fiscal expansionista e uma política fiscal contracionista?
Política fiscal Expansionista: O governo aumenta os gastos públicos e reduz a arrecadação tributária, gerando impacto positivo com o incremento da atividade econômica e do nível de emprego.
Política fiscal contracionista: O governo reduz os gastos públicos e ou aumenta a arrecadação de tributos, gerando impacto negativo com a redução da atividade econômica e do nível de emprego.
4 – O que é uma política monetária