Economia Aplicada
Prof. Daniel Ricardo de Castro Cerqueira
Alunos: Henrique Duarte Pessolano Felipe Schulz
Trabalho Extra Classe
QUESTÃO 01
Discuta a afirmativa abaixo:
Um dos problemas com a medição do produto nacional de uma economia é a dupla contagem do valor dos produtos intermediários.
Na contagem do PIB (Produto Interno Bruto) de um país, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo-se dessa conta todos os bens de consumo intermediário, que são aqueles que sofreram alguma transformação, mas, contudo, ainda não se transforma-ram em produtos finais. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla conta-gem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB. Para evitar essa dupla contagem, calcula-se o valor adicionado em cada etapa de produção, subtraindo-se do valor do produto em sua fase final, os custos dos bens intermediários e materiais que não foram produzidos nesta fase, mas comprados de outras empresas e que já estarão incluídos nas contas das respectivas empresas, como por exemplo, na venda de um automóvel, cujos valores de peças e acessórios, se conta-bilizados na sua origem, seriam contados duas vezes quando da venda do automóvel para o consumidor final.
QUESTÃO 02
Analise a seguinte afirmativa:
Não tem sentido dizer que uma cerveja consumida num restaurante aumenta o nível de renda mais do que se consumida em casa.
Pior ainda é dizer que, sob o ponto de vista das Contas Nacionais, tanto faz se tomarmos a cerveja na casa de um amigo, portanto grátis, como em casa, com-prada por nós.
Pode-se considerar que o produto consumido num restaurante gera impostos sobre pro-dutos e valor adicionado aos preços básicos dos produtos ofertados. Do mesmo modo, o produto consumido em casa resulta de uma troca realizada entre mercado e consumidor final, tendo em vista que este produto também obteve seu valor alterado em relação ao saído da fonte (indústria) e também