FISICA
Niels Bohr (1855-1962) nasceu no dia 7 de outubro, em Compenhague, capital da Dinamarca. Era filho de Christian Bohr, professor de fisiologia na Universidade de Compenhague e de Elem Bohr. Foi casado com Margrethe Norlund, com quem teve seis filhos. Aos 12 anos entrou para o Sortedam Gymnasium onde estudou humanidades e ciências. Ingressou na Universidade de Copenhague e em 1911 fez doutorado em física.
Em 1912 estudou na Universidade Victoria, em Manchester na Inglaterra, com o físico neozelandês, Ernest Rutherford, Premio Nobel de química, precursor das descobertas sobre física atômica.
Bohr ampliou a teoria de Ernest Rutherford que afirmava que o átomo era formado por um núcleo de carga positiva, com elétrons de carga negativa, em órbita, em torno dele mesmo. Bohr afirmou que os elétrons viajavam apenas em órbitas sucessivamente maiores e que as órbitas exteriores poderiam conter mais elétrons do que as interiores. Em 1913 publica sua tese sobre a estrutura do átomo.
Niels Bohr foi professor de física na Universidade de Compenhague e em 1920 foi nomeado diretor do Instituto de Física Teórica da mesma universidade. Em 1922 recebe o Premio Nobel de Física, por seu trabalho sobre a estrutura do átomo. Entre os anos de 1933 e 1962 trabalhou no Instituto, desenvolvendo suas pesquisas. Durante a Segunda Guerra Mundial interrompeu suas pesquisas e viajou para Los Alamos, no Novo México e só retornou com o fim da guerra. Morre no dia 18 de novembro em Compenhague.
MODELO ATÓMICO DE BOHR
Os problemas com o modelo do átomo de Rutherford foram resolvidos de uma forma surpreendente pelo jovem físico dinamarquês Niels Bohr.