Relatório Análise Metalográfica
A observação metalográfica é um meio bastante eficiente para prever e explicar as propriedades e o comportamento de uma peça metálica, pois, permite conhecer a estrutura do material, os seus constituintes macroestruturais ou microestruturais, bem como a morfologia e a distribuição destes.
No ensaio macrográfico examina-se a olho nu, o aspecto da superfície após, devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Por seu intermédio tem-se uma ideia do conjunto, referente à homogeneidade do material, a distribuição e natureza das falhas, impureza e ao processo de fabricação. Já no micrográfico, com o auxilio do microscópio pode-se observar e identificar a granulação do material, a natureza, a forma, a quantidade, e a distribuição dos diversos constituintes ou de certas inclusões.
2 . MATERIAIS E MÉTODOS
Neste trabalho, duas amostras distintas foram utilizadas, para análise metalográfica. A primeira consiste em uma peça, separada em duas partes, embutida a quente com resina de baquelite. A segunda, é uma peça embutida a frio, com resina sintética.
2.1
Extração da amostra.
Na primeira amostra, o método de corte utilizado para a extração da peça, foi o corte abrasivo lubrificado, no qual o líquido refrigerante molha o disco para evitar danos à amostra devido ao calor gerado pela fricção.
Após escolhida a peça, cortou-se do tamanho desejado utilizando o cortador de disco abrasivo (cut-off), conforme mostra a Figura 1. As peças cortadas podem ser vistas na Figura 2.
Figura 1
Corte da peça.
Figura 2 A peça cortada em duas partes.
2
2.2
Embutimento.
O embutimento é de grande importância para o ensaio metalográfico, pois, além de facilitar o manuseio de peças pequenas, evita que amostras com arestas, rasguem a lixa, bem como o abaulamento durante o polimento.
2.2.1
Embutimento a quente.
A primeira peça para análise foi embutida pelo processo a quente, utilizando a prensa embutidora (Figura 3) e