Engenharia
RELATÓRIO
ANÁLISE METALOGRÁFICA DE FERRAMENTA
Diego Azzolini
Isaías Bottega Zagonel
Lajeado, Abril de 2014
O presente relatório tem por objetivo apresentar os passos a serem executado na preparação do corpo de prova para analise microscópica com técnicas metalográficas, tendo como conclusão a análise da amostra da ferramenta de número 3, Tramontina Pro, marca tradicional no comercio.
A partir de amostra de chaves de fenda de variadas marcas disponíveis no comercio, foi realizado a análise metalográfica. Com objetivo de proporcionar o conhecimento da técnica metalográfica, os alunos da disciplina Comportamento Mecânico dos Materiais realizaram testes nestas ferramentas para observar a resistência destes materiais. O grupo escolheu para análise a ferramenta de número 3, após coletar uma amostra do material, foram executada as etapas de processo de embutimento, lixamento, polimento e ataque químico. Foi analisado o material microscopicamente e concluído que realmente é de excelente qualidade, material desta ferramenta é aço a qual possui formação Martensita, típica de tratamentos térmicos e resfriamento rápido.
Hoje em dia quando vamos comprar alguma ferramenta no comercio nos deparamos com a existência de inúmeras marcas, ficando assim aquela dúvida de qual realmente devemos comprar. Sabe-se que existe as marcas tradicionais como a da Tramontina e as paralelos “mais baratas”, mas mesmo assim será que as tradicionais são de excelente material mesmo ou apenas usufrui do nome, comparando-se com as paralelo. Deste modo foi escolhido uma ferramenta de trabalho muito conhecida, a chave de fenda, em que o material deverá apresentar comportamento mecânico resistente os esforços que sofrerá, ou seja, deverá ser resistente a fadiga e o desgaste, possuindo uma baixa ductilidade e conter um baixo índice de fragilidade.
Para verificarmos se as características do material da amostra da ferramenta 3