METODOLOGIA DE PROTEÇÃO PARA GESTANTE COM ÊNFASE EM EXAMES DE RAIOS X (2)
Superior de Tecnologia em Radiologia
BRUNO TESTA DE LEMOS
JÉSSICA REGINA BORKOVSKI
METODOLOGIA DE PROTEÇÃO PARA GESTANTE COM ÊNFASE EM EXAMES POR RAIOS-X
FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES – FICA
Curitiba – PR
2012
BRUNO TESTA DE LEMOS
JÉSSICA REGINA BORKOVSKI
METODOLOGIA DE PROTEÇÃO PARA GESTANTE COM ÊNFASE EM EXAMES POR RAIOS-X
Projeto para Conclusão de Curso apresentado na Disciplina de Projeto Integrador como requisito básico a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior de Radiologia.
Orientador: Prof. Walmor Cardoso Godoi
FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES – FICA
Curitiba – PR
2012
1. INTRODUÇÃO
A exposição às radiações ionizantes as gestantes ocorrem normalmente por dois fatores de exposição:
· Exposição ocupacional: quando ela trabalha em ambientes que utilizam a radiação ionizante em suas atividades. Estas exposições devem ser controladas e conhecidas, conforme estabelece as normas específicas de proteção radiológica.
· Exposição médica: quando é justificável que a gestante seja submetida à exames e/ou tratamentos radiológicos, desde que, proporcione benefícios para a saúde da paciente e o mínimo de dose para o feto.
Quando a mulher terá que se submeter a exames radiológicos ou tratamentos radioterápicos deve ser considerado que, o risco dependerá do estágio em que se encontra a gravidez e da dose recebida pelo feto. O período de maior risco de aborto ocorre entre 5 e 6 dias após a fertilização, risco da quantidade de dose de radiação recebida. A probabilidade de ocorrer malignidade na infância (ex.: câncer e leucemia) ou deformação e anomalias também é proporcional a dose de radiação, e depende do período da gestação.
No radiodiagnóstico estas doses variam com o tipo de exame, e devem ser otimizados, afim de que estas doses não sejam