Etica
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA, LICENCIATURA
3º SEMESTRE
Ética
ORIENTADOR: Prof.ª Bruno de Moraes Oliveira
FRANCA
2014
Podemos perceber que o termo de Utilitarismo, esta relacionada ao bem, mas vemos que na verdade homem ainda esta preso ao que era velho e também, vemos que a justiça esta relacionado a ética por conter valores ético onde ser humano pratica e vemos que através das questões política o homem pode se corromper por ele para de agir com a justiça, mas também podemos ressaltar que a sociedade se perde quando conhece aquilo que não é justo. Mas notamos que só se pode conhecer, mas quando ele sai desse caminho ele perde seu ideal de vida.
Poderemos-nos dar uma definição para utilitarismos e seu conceito mais usado é da moral tanto por Stuart Mill e por John Rawls, e vemos que esses dois filósofos trabalham a justiça e a moral, mas podemos ver que a sociedade só terá seu valor quando as pessoas tiver consciência do que é bom e certo, mas para isso que os dois filósofos trabalha com o mesmo conceito de utilitarismo.
``O homem é um maximizador do prazer e um minimizador do sofrimento. A sociedade é o agregado de consciências autocentradas e independentes, cada qual buscando realizar seus desejos e impulsos. O bem estar pode ser calculado para qualquer homem subtraindo-se o montante de seu sofrimento do valor bruto de seu prazer. Prazer , dor , felicidade e ventura são aqui tomados em um sentido quantitativo radical. É possível assim se chegar a um cálculo da felicidade da sociedade, obtido através do somatório dos resultados destas operações para cada individuo. O bom governo será aquele capaz de garantir o maior volume de felicidade liquida para o maior numero de cidadãos. Para cada ação ou questão política, é sempre possível aplicar este raciocínio para avaliar a ``utilidade`` de seus resultados``