Monteiro Lobato e sua vida
Primeiro vamos receber nosso convidado especial de hoje :
Monteiro Lobato!
E a nossa maravilhosa, linda e esperta jornalista Emília !
-Diz Emília muito alegre - Bem vamos lá ! Onde o Sr nasceu? - Eu nasci em Taubaté no dia 18 de Abril no ano de 1882.
- Se formou a onde?
- Eu me formei em Taubaté mesmo em 1900 eu me matriculei em São Paulo em um curso de direito.
-E depois?O que aconteceu?
- Em 1905 voltei a Taubaté e lá enviei muitos artigos para um jornal de Caçapava ,O Combatente . Nisso fui nomeado como produtor público,me mudei para Areias e me casei com Maria Pureza . E comecei a traduzir artigos de Weekly Times para O Estado de São Paulo. Depois fiz ilustrações para uma revista do Rio de Janeiro, Fon – Fon ! Depois ajudei no jornal Gazeta de Notícias,no Rio também e na Tribuna de Santos.
-Depois o Sr. era um fazendeiro e um jornalista ,certo?
-Certo, Emília ,deixa eu adivinhar agora eu tenho que contar sobre isso, certo?
-Certo!
-Então vamos lá,primeiro a minha vovó morreu então ela deixou de herança a Fazenda do Buquira, e toda família teve que se mudar.Eu estava tentando vender a fazenda.
E não tinha mais espaço por causa de plantação de café , mas mesmo com a fazenda eu escrevi um artigo para O Estado São Paulo observando o mundo da roça ,denunciando as queimadas do Vale do Paraíba .Intitulado ’A velha praga ’ teve grandes comentários quando saiu em Novembro de 1914.
-Depois disso tudo o Sr. vendeu a fazenda ficou mais famoso que já era virou um editor e autor infantil ,mas ainda não era o Sítio do Pica Pau Amarelo.E continuou sendo repórter comprou a Revista do Brasil.
-Nossa já contou uma parte da minha vida em detalhes parabéns Emília!Vamos ver se você sabe mesmo, e depois o que aconteceu?
- O Sr formou uma empresa editorial e esses foi um dos sucessos da empresa:
O homem e a morte de Menotti Del Picchia
OS Condenados de Oswald de Andrade
Os dois com capa de Anita Malfatti