A vida de Monteiro Lobato
Monteiro Lobato nasceu na pequena cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, no ano de 1882. Além de contista, tradutor e ensaísta, depois de se formar em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber uma herança deixada pelo seu avô. Lobato começou a publicar suas primeiras historias em revistas e jornais. Mais tarde publicou Urupês, que é uma de suas obras primas. Na época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Lobato se tornou também editor, editando também livros no Brasil. Com isso ele vez uma série de renovações nos livros infantis e didáticos. Este inesquecível autor é tão conhecido pelas crianças, pois dedicou-se a um estilo de escrita com linguagem simples, onde fantasias de crianças e realidade estão juntas . Pode ser dito que ele foi o precursor da leitura para crianças brasileiras. Seus maiores sucessos de literatura infantil foram:
A menina de narizinho arrebitado
Fábulas de Narizinho
O Saci
O marquês de Rabicó
Fábulas
A caçada da onça
Jeca Tatuzinho
O noivado de Narizinho
O gato Félix
A cara de coruja
O irmão de Pinóquio
Peter Pan
Histórias de Tia Nastácia
Reinações de Narizinho
O museu da Emília
O pó de pirlimpimpim
Sítio do Pica-Pau-Amarelo, entre outros. Mas o autor não escreveu só livros infantis, mas também livros de literatura adulta. Como por exemplo:
O Saci Pererê: resultado de um inquérito
Urupês
Problema vital
Cidades mortas
Idéias de Jeca Tatu
Negrinha
A onda verde
O macaco que se fez homem
Mundo da lua
Contos escolhidos
O garimpeiro do Rio das Garças
O choque das Raças
Mr. Slang e o Brasil
Ferro
América
Na antevéspera
O escândalo do petróleo
No livro “O escândalo do petróleo” o autor demonstra todo o seu amor ao país colocando-se completamente favorável a exploração do petróleo somente por empresas brasileiras. Mas o escritor chegou até