Vida e Obra do Autor Monteiro Lobato a Luz da Psicanálise
O interesse em estudar Monteiro Lobato, surgiu pela curiosidade das autoras deste artigo em conhecer e compreender como surgiram os personagens da obra “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Justificando assim a delimitação em focar-se apenas nos principais personagens do Sitio, por esta obra ser muito vasta, seguida de inúmeros capítulos, podendo tornar os objetivos nos quais o artigo se propõe a discutir muito complexos e de difícil contextualização teórica.
Temos como objetivo propor uma análise psicológica e psicanalítica sobre a vida de Monteiro Lobato e sua obra “Sítio do Pica Pau Amarelo” com ênfase nos principais personagens (Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa), identificando alguns mecanismos de defesa do Ego colocando em evidencia as PROJEÇÕES, bem como levantar hipóteses da estrutura psíquica que autor se encontrava e sua forma de encarar a realidade. Na busca de aprofundar os nossos conhecimentos foram realizadas revisões de literatura, vídeos, entrevistas do autor e embasamentos dos teóricos a partir de Zimmerman, Bergeret.
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO
José Bento Renato Monteiro Lobato, nasceu em Taubaté, São Paulo, em 18 de abril de 1882 . Filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusto Lobato, e com 11 anos o autor preferiu adotar o nome do pai por desejar usar uma bengala do pai que continha no punho as iniciais JBML. Em 1898, perdeu o pai vítima de congestão pulmonar, e após um ano sua mãe falece de depressão profunda.
Desde muito cedo, Lobato sempre adorou desenhar e escrever. Pensou em cursar Belas Artes, mas foi desencorajado pelo avô, que o tinha como um sucessor na administração de seus negócios. Com 22 anos formou-se em Direito, em seguida foi nomeado promotor público interino em Taubaté, suscessivamente assume a promotoria em Areias.
Dois anos depois, Lobato casou-se com Maria Pureza Natividade, em que teve 4 filhos, Marta, Edgar, Guilherme e