Pre modernismo
O Pré-modernismo
Manaus, Maio de 2014
Escola Estadual Josué Cláudio de Souza
Diretor: José Maria do Couto Junior
Professor: Alsidinei
Aluno: Edilson José da Gama Neto Nº 05
Série: 3º ano Turma: 03
O Pré-modernismo
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial para o 2º bimestre, na disciplina de Lingua Portuguesa, ministrada pelo professor Alcidinei.
Manaus, Maio de 2014
Sumário
Introdução O Pré-modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo e foi caracterizado pelas produções desde o inicio do século XX até a Semana de Arte Moderna, em 1922. No Brasil destacam-se adeptos desse movimento literário autores como Lima Barreto, João do Rio, Augusto dos Anjos, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato. O Pré-Modernismo não corresponde a uma escola literária, mas sim a um confluir de escritores que, não correspondendo a nenhuma das estéticas de fins do século XIX, tiveram uma produção de impacto, apresentando novas vertentes estilísticas e/ou temáticas em nossa literatura.
O Pré-modernismo O Pré-modernismo acontece anos antes da Semana da Arte Moderna, em 1922, e é o período de transição entre as tendências do final do Simbolismo ou Parnasianismo, século XIX, e o Modernismo. Neste período, alguns anos após a abolição da escravatura, muitos imigrantes, em sua maioria italianos, vêm ao Brasil substituir a mão de obra rural e escrava.
A urbanização de São Paulo faz surgir uma nova classe social: a operária, ao mesmo tempo em que os ex-escravos são marginalizados nos centros urbanos.
Os estados brasileiros passam por transformações na economia: a ascensão