Projeto Incubadora e Empresas Júnior
Matheus de LimaPedro Henrique AraújoPedro Henrique RibeiroYasmin Christiny Silva Tavares
Resumo
Esse artigo tem como função apresentar a definição de Incubadoras de empresas, destacando suas logísticas e principais empresas e projetos dessa área, tanto internacional, quanto nacional, abordando também o mundo acadêmico.
Introdução
Incubadoras são empresas ou projetos que têm o objetivo de auxiliar o desenvolvimento ou a criação de uma pequena ou micro empresa, geralmente oriundos de pesquisa científica, dando a ela todo o suporte requerido nas primeiras etapas da vida de uma empresa, até que ela seja capaz de se sustentar sozinha.
Esse trabalho tem como objetivo salientar as vantagens e desvantagens de ter uma empresa incubada.
Resultados e Discussões
Em uma incubadora, os empresários terão à disposição, um ambiente especialmente planejado para apoiá-los durante os primeiros anos de existência e propício para o desenvolvimento de sua empresa. Terão a oportunidade de trabalhar lado a lado com empresas atuantes na mesma área e compartilhar suas experiências, afim de um crescimento mútuo.
Mais da metade das micro, pequenas e médias empresas, fecham as portas até o terceiro ano de vida, segundo dados do SEBRAE (2005), mas, segundo a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), 93% das empresas, que passaram pelo processo de incubação, obtiveram sucesso no mercado.
Diferentemente de outras empresas de auxílio a negócios, as incubadoras são bastante seletivas, no que diz respeito às quais projetos ela aceita ou não. Na maioria das incubadoras, são aceitos projetos inovadores e que tenham um bom plano de negócios, com o qual seja possível trabalhar. Porém, os critérios de avaliação variam em cada uma das incubadoras.
Os serviços básicos normalmente oferecidos aos incubados pela incubadora são:
Ajuda com a modelagem básica do negócio
Atividades de