Pré modernismo e modernismo
Turma: 307
Pré- modernismo E
Modernismo no Brasil
Alunos: Shirley Maria das Garças Coelho nº: 24 Nilmar Paulo Leite nº:
Belo Horizonte, 04 de setembro de 2012
Introdução
Esse trabalho visa apresentar as principais características, bem como as modificações que ocorreram nas produções literárias com o surgimento das escolas Pré-modernistas e Modernistas.
O Pré-Modernismo no Brasil
Conceito:
Período de transição entre as estéticas do século 19 e o Modernismo, o Pré-Modernismo não constitui uma estética literária, mas busca novo caminho para a literatura brasileira. Seus temas voltam-se a questões sociais e ao positivismo. Sua linguagem oscila entre rebuscamento e coloquialismo.
Momento Histórico
O Pré-Modernismo é um período de transição o qual retratou o Brasil da República Velha, época em que a economia tinha por base a dupla “Café com Leite”. Por outro lado, o país vivia o auge da industrialização e do crescimento operário. A partir dai escravos libertados que compõem a classe marginalizada. Este quadro gerou uma série de revoltas por várias regiões do país, entre elas destacam-se:
-No Nordeste : Fenômeno do Cangaço,Fanatismo religioso centrado na figura do Padre Cícero, Guerra de Canudos ;
-No Rio de Janeiro: Revolta contra a vacina da febre amarela e Revolta da Chibata;
-No Sul : Guerra do Contestado;
Características
RUPTURA COM O PASSADO – Os autores adotaram inovações que feriam o academicismo. REGIONALISMO – A realidade rural brasileira é exposta sem os traços idealizadores do Romantismo. A miséria do homem do campo é apresentada de forma chocante. LITERATURA-DENÚNCIA – Os livros são escritos em tom de denúncia da realidade brasileira. O