Caso da Stronger Pastelaria
1) Dentre os diversos fatores, o que mais influenciou a mudança do perfil do comércio do Sr. Stronger foi a percepção do público que frequentava os estabelecimentos concorrentes, os quais eram uma população mais jovem, composta por casais acompanhados de seus filhos.
2) O pastel e o caldo-de-cana são bens complementares, uma vez que a maioria dos clientes consomem os dois produtos juntos. Já os sanduíches oferecidos pela concorrência, são bens substitutos.
3) Caso os produtores destinem a produção de cana-de-açucar para as usinas de álcool, a tendência é o aumento dos preços da cana, já que a oferta será menor do que a demanda. Consequentemente a demanda por caldo-de-cana e por pastéis irá diminuir, considerando que um é complemento do outro.
4) Os sanduíches e os pastéis são bens substitutos, deste modo, a diminuição do preço dos sanduíches impulsiona o maior consumo deste e consequentemente diminui o consumo de pastéis, afetando o faturamento do Sr. Stronger.
5) Considerando que com a diminuição de preços a concorrência não alcançou um resultado desejado, podemos concluir que a elasticidade da demanda é inelástica, ou seja, o faturamento não variou na mesma proporção que a variação dos preços.
6) Break Even Point = (Custo Fixo + Custo Oportunidade) / (Preço – Custo Variável)
BEP = (12.000 + 5.000) / (4 – 2,5) BEP = 17.000 / 1,5 BEP = 11.334 combos por mês.
7) 1˚ PASSO: Analisar se a Stronger deve ou não reduzir os preços, considerando a possibilidade da concorrência reduzir os preços. Como, 400 > (150), a escolha é reduzir os preços.
2˚ PASSO: Analisar se a Stronger deve ou não reduzir os preços, considerando a possibilidade da concorrência não reduzir os preços. Como, 800 > 600, a escolha é reduzir os preços.
3˚ PASSO: Analisar se a concorrência deve ou não reduzir os preços, considerando a possibilidade da Stronger reduzir os preços. Como, 400 > (150), a escolha é reduzir os preços.
4˚ PASSO: Analisar se a