Obras Hidráulicas
CURSO DE ENGENHARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E DO MEIO AMBIENTE
OBRAS HIDRÁULICAS
Trabalho 2
Niterói
Dezembro de 2013
INTRODUÇÃO E OBJETIVO
As barragens são obras de engenharia hidráulica, com a finalidade de solucionar dificuldades encontradas em cursos de água.
Já na antiguidade, eram construídas barragens para o armazenamento de água para os períodos de estiagem. Assim, por meio da construção de barreiras artificiais podem ser armazenadas grandes quantidades de água provenientes das chuvas e das vazões dos rios em que a barragem é construída.
Com o armazenamento de grandes quantidades de agua é formado um lago artificial que serve para vários fins, como o abastecimento populacional, a irrigação ou a produção de energia.
É importante lembrar-se de considerar todas as características e detalhes para o projeto de construção de uma barragem, em especial um estudo: o estudo de impacto ambiental é uma importante e rigorosa etapa do empreendimento, já que a construção da barragem pode ter um forte impacto ambiental em toda a área e seu entorno.
Outro fato de utilidade das barragens são as eclusas presentes nestas. As eclusas das barragens de maior tamanho também tenham um papel importante no transporte pelas hidrovias. Assim, estas funcionam como uma espécie de escada ou elevador para embarcações que desejam transpor um desnível num curso de água.
Os vertedores são estruturas hidráulicas construídas para controlar o nível d’água do reservatório, permitindo a passagem das vazões de água desejadas. Além disso, os vertedores são usados para medir as vazões, em cursos d’água naturais ou em canais construídos.
Este trabalho tem como objetivo os cálculos das vazões de projeto, da vida útil da barragem e do nível de trofia; a partir destes dados, podemos fazer o cálculo do nível de trofia e do dimensionamento da tomada d’água, de um