Benefícios do sal mineral em bovinos
A chegada de mais um inverno traz como conseqüência uma realidade há muito tempo conhecida pelos produtores e técnicos envolvidos com o setor: a redução significativa da produção de bovinos de corte no Rio Grande do Sul, decorrente da diminuição da oferta forrageira aos animais, tanto quantitativamente como qualitativamente.
As baixas temperaturas e as recorrentes geadas inibem o crescimento da grande maioria de espécies forrageiras nativas, de ciclo estival (primavera-verão) e podem causar perdas de peso vivo no rebanho em ordens de até 10%, e em casos severos, mortalidade.
Nesta época, os níveis de proteína contidos nas pastagens naturais ficam abaixo do mínimo necessário para o funcionamento fisiológico do rúmen, em torno de 7-8%. Resultado: redução na população de bactérias ruminais, que em última análise são essenciais para a digestão das fibras e fornecimento protéico aos animais, via síntese de proteína microbiana. É esta redução que acarreta na diminuição do consumo de matéria seca pelos animais
Uma alternativa para reduzir as perdas de inverno, em tempos de custos de pastagens tão altos (sementes, máquinas, fertilizantes) é a adoção da utilização de sal proteinado como suplemento no período de inverno.
O sal proteinado nada mais é que um sal mineral acrescido de "proteína" ou mais