solubilidade
Jéssica Gusmão
Resumo. Os solventes foram testados primeiramente pela água destilada, e daí em diante foi seguido um diagrama, no qual sendo soluveis foram testadas um tipo de solvente e sendo insoluvel foram testados outros tipos de solventes.
Palavras chave:
1. INTRODUÇÃO Os aspectos a serem considerados quando analizamos a solubilidade dos compostos orgânicos entre si são: polaridade, força de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica.
A maioria dos compostos orgânicos não se misturam com água porque são apolares. Deste modo, somente compostos orgânicos polares é que dissolverão na água, que também é polar.
Embora os solutos apolares se dissolvam melhor em solventes polares e vice-versa, existem exceções. A possibilidade de ocorrer a dissolução aumenta quando a intensidade das forças atrativas entre as moléculas de soluto e de solvente é maior ou igual à intensidade das forças de atração entre as moléculas do próprio soluto e entre as moléculas do próprio solvente.
Além da semelhança de polaridade e das interações intermoleculares, o tamanho aproximado das moléculas também contribui para uma maior solubilidade. O ácido acético por exemplo possui um lado da cadeia hidrofílica (possui afinidade com água) e um lado hidofóbico (não possui afinidade com água).
2. METODOLOGIA
Foi ultilizado como meio de teste :
Água destilada
Hidróxido de sódio 10%
Éter etílico
Ácido clorídrico 10%
Bicarbonato de sódio 10%
Ácido sufurico puro
Amostras de substâncias:
Ácido tricloroacético
Alcool N-octílico (1-octanol)
Hexano PA
Ácido acético glacial
Ácido salicílico PA
Foi ultilizado
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/solubilidade-dos-compostos-organicos.htm