Solubilidade de Sólidos
Química Geral e Inorgânica Experimental
Prof.º Mauro Francisco Pinheiro da Silva
Modulo: Solubilidade de sólidos.
1. Introdução:
A solubilidade é definida como relação entre forças intermoleculares do soluto e do solvente, assim a solubilidade é resultado de uma interação entre as moléculas polares e os íons que formam um cristal. A solubilidade depende do soluto e do solvente assim como da temperatura.
A maioria das substancias dissolve mais depressa a temperaturas mais altas. Porem, isso necessariamente não significa que elas são mais solúveis,isto é alcançam uma concentração mais alta que de soluto, a temperatura mais altas. Em um numero de casos, a solubilidade é mais baixa em temperaturas mais altas. O efeito da temperatura na taxa de processo deve sempre ser distinguindo de seu efeito no resultado final. [Atkins princípios da química]
A temperatura tem como influencia na solubilidade de sólidos em água, já que quanto maior a temperatura,maior a agitação das moléculas da água. O que leva a solubilidade dos sólidos na água aumenta. A idéia de equilíbrio químico entre soluto dissolvido e soluto não dissolvido. O aumento ou diminuição de temperatura perturbam o estado de equilíbrio, estabelecendo novo estado de equilíbrio que tende a ajustar a perturbação.
2. Objetivos: Estudar o efeito da temperatura na solubilidade de nitrito de Potássio em agua e aplicar a solubilidade na purificação de substâncias.
3. Procedimentos:
Materiais utilizados:
- Balança semi-analítica;
- Nitrato de potássio;
- Tubo de ensaio;
- Água destilada. - Béquer;
- Os 5 Tubos de ensaio com diferentes