Curva de solubilidade de um sólido
*Estudar a curva de solubilidade do Nitrato de Potássio em função da temperatura;
*Construir a curva de solubilidade do Nitrato de Potássio.
2. INTRODUÇÃO
Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância denominada solvente. Este é um componente cujo estado físico se preserva, quando a mistura é preparada ou quando está presente em maior quantidade. Os demais componentes da mistura são denominados solutos. Portanto, no nosso exemplo, a água é o solvente e o açúcar ou o sal, os solutos. Uma vez misturados, soluto e solvente formam uma mistura homogênea, também chamada de solução.
A influência da temperatura na solubilidade pode ser compreendida à luz do princípio de Le Chatelier.
Considere uma solução saturada, em equilíbrio com excesso de soluto (corpo de fundo). O que acontece se fornecermos calor ao sistema? Segundo Le Chatelier, nesse caso, o equilíbrio irá se deslocar na direção que absorve calor. Mas, qual seria essa direção? Bem, se a dissolução for um processo endotérmico, que ocorre devido à absorção de calor, como no caso da dissolução do sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl), a absorção de calor implica em deslocamento do equilíbrio para a direita. Com isso, aumenta a massa de cloreto de sódio na fase aquosa, ou seja, sua solubilidade aumenta com a temperatura. (1)
As curvas de solubilidade são obtidas de forma experimental, quando descrevemos num gráfico a variação dos coeficientes de solubilidade como função da temperatura. A temperatura exerce influência direta sobre a solubilidade, portanto as curvas de solubilidade apresentam extrema importância no estudo das soluções de sólidos em líquidos.
Veja abaixo alguns exemplos de curvas de solubilidade:
Considerando as curvas acima, temos:
* a solubilidade do KNO3 a 20°C é aproximadamente 33g/100g de H2O. * a solubilidade do KNO3 a 70°C é aproximadamente 140g/100g de H2O. * o KNO3 e o KCl a 20°C apresentam a mesma