Culturas regionais
Centro Oeste - Reisado, caterete e congada. Os peixes, nas mais diversas formas, além da caça, integram a culinária regional. No artesanato, chapéus e bolsas, confeccionados com capim dourado, além de quadros deco rativos, com as multicoloridas areias da Serra Dourada, além de cola res e adereços com sementes regionais e seixos.
Sudeste - Fandango, quadrilha, batuque e Folia-de-Reis. Na culinária, o tutu de feijão, feijoada. leitão a pururuca e pamonha.No artesanato se desta ca as peças e utensilhos de estanho, as esculturas e a marcena ria sacra, utilizando a pedra sabão.
Nordeste - Frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião e capoeira. Caranguejada. aba rá, acarajé, feijoada e lagosta. No artesanato, as rendas do Ceará , as carrancas decorativas, as redes paraibanas, o redendê e os enta lhes potiguares se sobressaem.
Sul - O fandango, a marujada, a chula, congada e chimarrita. O churrasco, instituição gaúcha por excelência, ganhou foros nacionais.O arroz-de- carreteiro, o fervido( puchero) e o barreado.O artesanato em cristal , em Santa Catarina, as pedras decorativas de Soledade e Lageado e a marcenaria paranaense, encantam os turistas .
Cultura
São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Cultura de massa
Cultura de massa é um movimento no qual grande quantidade de indivíduos distintos vai perdendo a espontaneidade, a capacidade de ação, de usar as palavras para comunicar entre si, e passa a comportar-se sem discutir,