Culturas patrimoniais e regionais
1. Introdução
A cidade de Contagem durante muito tempo foi reconhecida como Cidade Industrial, ela guarda em suas origens matizes das cidades do interior de Minas, de um lado os núcleos industriais, de outro uma extensa área rural. A grande extensão territorial de Contagem, somada ao processo acelerado de ampliação da sua estrutura urbana, traz novos desafios á questão do patrimônio cultural e, ao mesmo tempo, define caminhos para integração entre memória e desenvolvimento, cultura e sociedade. Contagem possui este nome por realizar em grande escala a contagem de aboboras, possui uma grande diversidade de manifestações culturais, religiosas e artísticas, envolvendo a população, tornando-se um dos principais focos de atuação a preservação de nascentes, córregos, parques e matas nativas preservando assim o patrimônio cultural por contribuírem para qualidade de vida, mesclando tradição, modernidade, memória e desenvolvimento. A implantação da Cidade Industrial fazia parte do Plano de Desenvolvimento da Capital, idealizado por Juscelino Kubitschek em 1940 para ligar Contagem a Belo Horizonte.
2. Produção textual: Culturas Patrimoniais Regionais
Educação Criativa
O objetivo deste projeto é levar aos estudantes uma proposta de educação patrimonial através da conscientização do papel de cada um na memória do patrimônio cultural de sua sociedade e iniciar a conservação dos bens culturais.
“A temática das Culturas Regionais Brasileiras diz respeito ao reconhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem