Antropologia
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICO - METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL II
TUTORA A DISTÂNCIA: VÂNIA RIBEIRO DOS SANTOS E VILMA S. SANDIM
TUTORA PRESENCIAL: ANA CLAUDIA AIDO MACIEL
PROFESSORA EAD: Msa. LAURA SANTOS
RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
ANDREIA LUIZA FRANCISCO LIMA – RA 366514
ANA CLAUDIA GOMES DA SILVA – RA 366694
MICHELLE MURAKAWA – RA 371310
VALMIRA DOS SANTOS SILVA PIMENTEL – RA 379167
ANANINDEUA –PA
2013
INTRODUÇÃO
Procuramos salientar neste texto, a reconceituação do Serviço Social no Brasil, que sofreu diversas interferências de fatores tanto externos como internos.
O Serviço Social foi sempre uma profissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua e linear. Essa trajetória sócio histórica tem características que não são compreendidas pela sociedade.
Iremos aprender que a profissão de Serviço Social surgiu com a igreja católica através de seus conceitos teóricos e a prática com o método dialético de Karl Marx.
O processo de renovação do Serviço Social e o conservadorismo profissional, que iniciou na década de 1960, tendo o seu desenvolvimento nas décadas de 1970 e 1980, influenciaram o movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina.
1 RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
O Serviço Social tem suas origens na doutrina da igreja católica. Em posição análoga, encontra-se o Serviço Social reconceituado que se propõe a atuar sobre as causas, revolucionariamente sobre o sistema. Reconhecia que sua teoria era frágil quanto a compreensão dinâmica social das relações de classe e dos grupos sociais das instituições.
A profissão do Serviço Social se firma no Brasil, mas este trabalho favorece a classe burguesa numa sociedade onde impera o capitalismo, fazendo com que surjam pessoas que possam trabalhar a favor das classes dominantes, para que as classes menos favorecidas sintam-se amparadas. Com o apoio da igreja católica,